31/01/2016

HOMEM COM PÉROLAS DE ORVALHO






































HOMEM COM PÉROLAS DE ORVALHO
 
 
 
 
Eu acordo as madrugadas orvalhadas de pérolas e na loucura
 
da embriaguez da luz cristalina, tomo-a como vinho doce e desteço
 
 as noites mais escuras - palavras e raízes talhadas no meu rosto

e nas minhas mãos, a golpes de espadas de vidro e todo o universo

se abre em mim e é capa que me cobre e me protege e eu canto,

para chamar os pássaros, o azul do firmamento, o alimento, a frescura

dos rios e os caminhos orlados de amoras silvestres e rosmaninho.

E não quero mais nada para mim, nem a piedade de homens bondosos

tornados deuses, nem todo o oiro que cobre os ossos dos inocentes

atirados ao fundo dos poços sagrados.

Sou apenas um homem com pérolas de orvalho, pastor peregrino

nas várzeas verdes e nos vales em flor e tudo o que possuo a mim  me

basta - o meu rebanho e o meu cajado, com que derrubo as taças

da ira e do fel, a serem o mel do chamamento do meu inocente

cordeiro aos altares da degolação.




Fernando Pedrosa
 
 
 
 
 
 










Fotografia de Fernando Pedrosa