19/09/2009

Vila Medieval de Óbidos - Portugal

-
Óbidos
-
Localizada no centro-oeste de Portugal, a 80 klms a norte de Lisboa e pertencendo ao distrito de Leiria, surge a belíssima Vila Medieval de Óbidos, como um dos melhores exemplos nacionais de preservação de Património edificado. Com um notável conjunto de arquitectura religiosa e um núcleo habitacional singular - o seu casario, caiado de branco, contrasta com os ocres e azuis que envolvem as portadas e janelas, ornamentadas por vasos floridos, dando um ar de presépio à Vila, que se aninha harmoniosamente entre as muralhas do seu castelo, o qual, se julga ser de origem romana, e que posteriormente terá funcionado como fortificação militar.
-
A beleza natural da Vila à muito que alcançou fama nacional e internacional, daí acorrerem anualmente até ela, centenas de milhares de turistas, oriundos sobretudo de toda a Europa. Óbidos realiza a cada ano o seu já famosíssimo festival do chocolate, certame este, que ajudou ainda mais, a projectar a imagem da Óbidos dentro e fora do país, sendo por essa altura literalmente invadida por milhares de visitantes.
-
A Vila vive do turismo e para o turismo, concentrando nas suas pitorescas ruas, sobretudo na rua Direita, um comércio vocacionado essencialmente para a venda de artesanato, destacando-se a cerâmica, os barros e os trdicionais bordados de Óbidos. Destaca-se igualmente, e como sendo um dos ex-libris de Óbidos a sua famosa ginjinha, (licor de ginja de fabrico artesanal), e que muito sucesso faz entre os turistas, que a degustam nos típicos bares da Vila.
-
Óbidos, pela sua excelente localização junto ao mar e relativamente perto da sua lagoa, (Lagoa de Óbidos), naturalmente, tinha todas as condições para ser ao longo de séculos, disputada por muitos povos, entre eles, romanos, árabes e visigódos, constando até, transações comerciais com o povo fenício. A origem da Vila remonta ao século I, à cidade de Eburobrittium - grande metrópele romana da Lusitânia, situada a escassas centenas de metros da actual Vila de Óbidos e que após escavações arqueológicas a partir de 1994 a terá deixado parcialmente a descoberto, estando ainda actualmente, em fase de trabalhos.
-
Por Óbidos passaram reis e rainhas, que aqui encontraram refúgio de querelas e desavenças das Cortes, ou tão simplesmente, lugar de repouso. O Rei D. Dinis e a Rainha Santa Isabel, escolheram Óbidos para as suas núpcias. Com a doação da Vila como presente de casamento, esta passa a fazer parte integrante de dote de todas as rainhas portuguesas até à extinção da "Casa das Rainhas" em 1834.
-
A Óbidos, está intimamente ligada a figura da célebre pintora Josefa d'Óbidos, nascida em 1630 na cidade de Sevilha, filha do pintor português Baltazar Figueira, tendo sido no noviciado de Coimbra que executa a sua primeira obra de arte conhecida - a representação de Santa Catarina. Joséfa não se adapta à realidade do convento, e instala-se em Óbidos, iniciando a sua actividade como pintora, primeiramente colaborando com o seu pai, e mais tarde, autónomamente, adquirindo bastante fama nacional e internacional.
-
Texto e fotografia: Walter