05/09/2009

BUDDHAEDEN - Jardim da felicidade - ( Bombarral - Portugal )

-
O jardim da Paz encontra-se situado nos terrenos luxuriosos da Quinta do Loridos, localizada no Bombarral, apenas a alguns quilómetros a sul de Óbidos. O jardim ocupa cerca de 35 hectares dos 100 hectares da propriedade. Com cerca de 6000 toneladas de mármore e granito, buddhas, lanternas, estátuas de terracota, e várias esculturas foram colocadas cuidadosamente entre a vegetação. Este espaço verde com o seu lago central é um local de paz e tranquilidade, onde os visitantes são convidados a descobrir os vários caminhos, ou apenas relaxar na relva circundante ao lago. A escadaria central é o ponto focal do jardim, onde os buddhas dourados, dão calmamente as boas vindas. São pintados à mão e cada um deles é único. No lago podem ser observados os peixes Koi, e os dragões esculpidos a erguerem-se da água.
- -
O Jardim da Paz é um espaço idealizado e concebido pelo Comendador José Berardo, em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi, um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras primas, do período tardio da Arte de Gandhara. Em 2001, profundamente chocado com a atitude do Governo Talibâ, que destruíu, intencionalmente, monumentos únicos do Património da Humanidade, o Comendador Berardo deu ínicio, a mais um, dos seus sonhos, a construção deste extenso jardim oriental. Prestando, de certo modo, homenagem aos colossais Budas esculpidos na rocha do vale de Bamyan, no centro do Afgnanistão, e que durante séculos foram referências culturais e espirituais.
-
-
Pretende-se que o Jardim da Paz seja um lugar de reconciliação. Sem nenhuma tendência religiosa, as portas estão abertas a todos os visitantes, independentemente, da religião, etnia, nacionalidade... convidando à comunicação, meditação, como forma de redescobrir a felicidade, percorrendo o caminho contrário à destruição do ser humano e disseminando a cultura da paz.
-
-
Fotografia: Walter in http://www.buddhaeden.com/ 2009/09/05