08/07/2009

Sesimbra - pitoresca Vila de pescadores do Distrito de Setúbal (Portugal)

Julho de 2009. Aqui estou eu... mais uma vez de volta a Sesimbra - terra de gente humilde e laboriosa que do mar retira o seu sustento, mas é no turismo, que essencialmente reside a sua economia local. Sesimbra respira tradição, história, cultura, património, gastronomia, beleza natural... É no seu povo, pleno de autenticidade, que ela revela o seu bém mais precioso. Venho com alguma regularidade - no Verão, por períodos mais longos, para retemperar forças e usufruir do melhor que esta terra tem para oferecer: Praia de águas calmas e transparentes; gastronomia rica e variada, onde o peixe fresco e saboroso, toma lugar de eleição; programação cultural variadíssima, com excelentes espectáculos de dança, teatro ou música, sendo as "Jornadas Medievais", que decorrem no castelo dos mouros, o seu maior e mais prestigiado, (em termos artisticos), eventos culturais da região; lazer e muita animação de rua, com espectáculos de cariz mais popular. Sesimbra, apesar de respirar pacatez, a maior parte do ano, não se esgota em actividades para captar a atenção dos seus visitantes apenas no verão...Vem-se a Sesimbra, para assistir ao já tradicional espectáculo pirotecnico sobre as águas da sua belíssima baía, dando dessa forma, as boas-vindas ao Ano-Novo... Vem-se a Sesimbra, para degustar a sua famosa caldeirada de peixe... Mas, é o seu famoso carnaval, fortemente marcado pelos ritmos do samba, que mais visitantes atrái - os muitos brasileiros que aqui habitam e trabalham, estão unidos aos locais, empenhando-se, num esforço mútuo, pleno de entusiasmo e alegria, na realização de um dos mais "brasileiros carnavais do país". Quer se goste ou não, a este tema voltarei, em uma outra publicação. Por tudo isto, e como diz um cartáz turistico, nas entradas da Vila: " Sesimbra, um mar de emoções... todo o ano." Eu partilho e assino em baixo.
Texto: Walter

- APONTAMENTOS HISTÓRICOS:
-1165- As tropas comandadas por D. Afonso Henriques conquistaram o castelo aos mouros.
-1236 - A povoação foi doada aos Cavaleiros da Ordem de Santiago, que intensificam os esforços de repovoamento.
-1323 - Elevada a Vila por D. Dinis, que reconfirma o foral atribuído em 1201, por D. Sancho I.
-Sécs XV e XVI - Sesimbra é um importante centro náutico e piscatório, que contribui decisivamente para o esforço das Descobertas.
-1516- D. Manuel, que chegou a residir na Vila, concede a Sesimbra novo foral.
Texto: José Jaime Costa / Câmaras Muncipais/ Costa Azul
-
- SENHOR JESUS DAS CHAGAS (PADROEIRO DE SESIMBRA)
-Segundo reza a lenda, no séc. XVI, terá aparecido na praia, sobre um rochedo, a "Pedra Alta", uma imagem de Cristo Crucificado, que os pescadores devotamente levaram em procissão até à Igreja da Misericórdia, e a tomaram como seu santo padroeiro, nomeando-o de Senhor Jesus das Chagas. As celebrações em honra do padroeiro dos pescadores de Sesimbra têm lugar nos últimos dias de Abril e na primeira semana de Maio. É a festa principal da vila que se desdobra em novenas, sermões, pagamento de promessas e procissão, uma das maiores do sul do país, cujo percurso é semelhante ao que se fazia no séc. XVIII. Durante a procissão fazem-se quatro paragens: duas para abençoar a terra e duas para abençoar o mar, numa perspectiva de reconciliação entre pescadores e agricultores.
- Texto: José Jaime Costa/Câmaras Municipais/Costa Azul
- ALBUM FOTOGRÁFICO: Walter