04/07/2009

Chichén-Itza - México (Viagem em fevereiro de 2008)

Em fevereiro de 2008, tive a oportunidade de visitar aquela que foi a cidade, onde a antiga civilização maia, atingiu todo o seu esplendor, tanto em termos económicos como potiticos. Herança inestimável de uma das mais importantes civilizações do mundo antigo : CHICHÉN-ITZA, (cidade do bruxo da água) - Arrebatador e mágico, o lugar impressiona pela grandiosidade das suas contruções, como por exemplo: O campo de jogos, onde se disputava o jogo da pelota, que consistia em fazer passar uma bola muito pesada através de umas argolas de pedra, fixas na parede lateral do "estádio". A bola era lançada apenas com as ancas ou peito e os resultados do jogo quase sempre eram inusitados: os sacrifícios de sangue eram parte integrante do ritual.
-

Interessante também, o edificío que se supõe ter sido um observatório astronómico, mas é sobretudo a Pirâmide de Kukulcán, também conhecida como "El Castillo", datada do séc. XII, que impressiona pela dimensão e pelo que representava como simbolo máximo de espiritualidade do povo maia. A sua forma pirâmidal, com os seus vários niveis, terraços , escadarias e um patamar superior terminado por um templo, reproduz matemáticamente o famoso calendário maia. Aqui se rendeu culto ao deus Kukulcán, (Serpente Emplumada), na língua maia. O alinhamento (preciso) da Pirâmide, permite observar um conjunto de fenómenos de luz e sombras nas esculturas das Serpentes Emplumadas, que guarnecem a escadaria norte. Elas parecem mover-se, aquando do surgimento dos equinócios da Primavera e Outono.

- Nesta magnifica cidade, viveram maias de todas as tribos, além de aztecas, toltecas e outras civilizações da América - Central.

- CHICHÉN-ITZA, foi declarada Património Mundial da Unesco em 1988 e é também uma das Nove Sete Maravilhas do Mundo desde 7 de Julho de 2008, em cerimónia realizada em Lisboa.

-

-

Walter